Coordenador : Mariana Baltar
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392483.2206.162880.28032023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade de agentes vinculados às indústrias criativas do audiovisual, especialmente oriundos de parcelas usualmente alijadas do mercado convencional (notadamente mulheres, pessoas queer e racializadas).
Local de atuação: IACS e remoto
Objetivo
a)Criar e consolidar o Laboratório Criativo para Narrativas Audiovisuais (LABEX) b)Estabelecer protocolos de atendimento de mentoria para realizadores como forma de aplicar no processo criativo de realização conceitos e repertórios das teorizações do campo do cinema e audiovisual. Nesse sentido, o objetivo principal do LABEX é conjugar teoria e prática através de ações de assessoramento e consultoria em realizações audiovisuais. c)Contribuir, através da mentoria ofertada pelo Labex, para a realização de obras audiovisuais por agentes tradicionalmente marginalizados das indústrias criativas, contribuindo, nesse sentido, com sua diversificação de representação e representatividade d)Adensar a reflexão teórica sobre o conceito de excesso e suas relações com engajamentos passionais e afetivos, contribuindo para a problematização sobre o conceito de afeto para o campo do cinema e do audiovisual e refletir sobre a pertinência como aparato conceitual para pensar o estatuto do corpo e das sensações no contemporâneo.
Resumo
O Labex (Laboratório Criativo para Narrativas Audiovisuais) pretende ofertar referências bibliográficas e audiovisuais, mentorias e consultorias para a comunidade de agentes vinculados às indústrias criativas do audiovisual, especialmente oriundos de parcelas usualmente alijadas do mercado convencional (notadamente mulheres, pessoas queer e racializadas). O objetivo principal do programa é replicar a experiência dos núcleos criativos onde teoria e prática se congregavam de modo sistemático. Assim, buscaremos prestar assessoramento e consultoria para projetos em fase de pré-produção de modo a fazer materializar na produção/criação audiovisual as teorizações em torno do excesso, afeto e regime das atrações, e de representação e representatividade. Com isso, acreditamos não apenas contribuir para uma discussão de cunho estético-político no campo do cinema e audiovisual, mas intervir de modo produtivo na congregação entre teoria e processos criativos.